A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC reuniu sindicatos filiados e federações para debater a proposta da Reforma Trabalhista fundamentada nas propostas do Governo Federal.
o “Seminário Nacional sobre a Reforma Trabalhista: Nenhum Direito a Menos” foi realizado nos dias 29 e 30 de março.
“Prevalência do Negociado sobre o Legislado”; “Trabalho em condições degradantes”; “Terceirização e seus impactos”; “Impactos da Reforma Trabalhista no Movimento Sindical”; e “Precarização, Retrocesso Social e Soluções para o enfrentamento da crise do desemprego” foram alguns temas apresentados, na ocasião.
Na abertura dos trabalhos, o Sr. Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, resumiu o atual momento do Brasil: "O momento social e político do País é grave, por isso torna-se fundamental a nossa articulação, participação e união em todos os Estados”. Em seguida, convocou a participação de todos os presentes para participar da grande mobilização nacional contra a Reforma Trabalhista: “
No decorrer do evento, aconteceram debates que resultaram na aprovação da Carta de Resolução.
O SEPROVES-ES foi representado pelo seu presidente, Sr. Nilson Cardoso, que conclamou o apoio de todos os trabalhadores do país. "Os trabalhadores brasileiros estão cansados de tantos abusos e opressão. A conquista dos direitos deve ser respeitada. Não podemos deixar que um grupo de pessoas decidam a vida de milhões de brasileiros. Isso é um absurdo. Não vamos deixar que isso aconteça sem lutar por tudo que conquistamos de forma digna e com muito trabalho".